Na marcha desses 55 anos, a família ALFEMA vem construindo sua história empresarial permeada de muitas conquistas.
1964 - O início de tudo
Data de 1964 seu alvorecer. Escolhido para edificá-la foi a aprazível cidade de Cambará, no Norte do Paraná.
De forma simples mas não desprovida de coragem, meus pais, Alceu Ferreira Malta e Therezinha Aleixo Malta, fincaram o alicerce do que mais tarde, viria a constituir a ALFEMA. Importante Frisar: AL-FE-MA. Bem reparando, essas iniciais do nome de meu saudoso pai: Alceu Ferreira Malta; seu fundador. Quanto orgulho tenho dele!
Nada, nada mesmo, se constrói sem objetivos. Destituídos de recursos, oriundos eram de famílias que brigavam pela própria subsistência, sempre acreditaram, meus pais, na força do trabalho. Não por acaso, é o que caracterizava Alceu Ferreira Malta. Isto é dele: o melhor e único caminho para galgar um futuro promissor, é o trabalho persistente, desconhecedor de indecisões.
De onde o sonho? Não posso negar. Desde quando pequeno funcionário de grandes complexos na capital paulista, meu pai acalentava o sonho de, um dia, ter sua própria empresa. Não necessariamente grande! Antes, que se voltasse para o social, que atendesse aos poucos agasalhados pela sorte. Ramo melhor não poderia haver: municiar os mais distantes lugarejos com remédio, artigo de necessidade vital; essa é a base que o levou a fundar inicialmente, uma distribuidora de medicamentos.
Por onde andou, atuando nas empresas que sobressaiam no mercado, Alceu Ferreira Malta abocanhava, anos seguidos, o prêmio de melhor vendedor. Para tanto, a destreza do agente de vendas, ele a somava com sua simpatia, sorriso largo, cativante sempre. Resultado só poderia ser este: a todos conquistava. Isso, só isso, a explicar por que as multinacionais, concorrentes entre si, o assediavam com propostas cada vez mais tentadoras, com o intuito único de atraí-lo. Hoje diríamos: pretendiam comprar-lhe o passe, tal o sucesso que alcançava, não por outros ameaçado, nem de longe.
1986 - De Cambará-PR a Cuiabá-MT
Do começo humilde de Cambará, a Alfema, já consolidada, alarga seus horizontes: edifica uma empresa mais sólida e com instalações modernas. Novos rumos: a progressista Londrina, cidade do café. Novos passos vão sendo dados, abraçando todo o Norte do Paraná e o Oeste de São Paulo. O espírito empreendedor se agiganta. Nesse caminhar, abrem-se, aqui e ali, outras possibilidades de atuação. A visão empresarial não se limita ao conseguido. Ambiciona mais. Horizontes vastos não lhe faltavam.
Distinguia-se meu pai – é bom que se diga – pela garra, e por jamais ter desviado o olhar de seus propósitos. Com o apoio dos filhos, que procuramos beber da mesma água, vai aos poucos alçando voos arrojados. Em 1986, estende novo braço da Alfema à cidade de Cuiabá, escolhida, não posso negá-lo, pelo fascínio que matas e rios sobre ele exerciam. A meus olhos, pescador apaixonado que era, pretendeu meu pai, conciliar trabalho e lazer. Mais do que tudo, estava impregnado deste pensamento: nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir além, bem além.
1989 - Agora em Campo Grande-MS
Três anos bastaram. Assenta agora, sua empresa, também em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Os filhos, não lhe desmerecemos o idealismo; agora, incentivados que fomos por nossa mãe, Therezinha Aleixo Malta, tudo fazemos para que o sonho palmeie outras estradas.
2002 - Belém do Pará-PA
Bem por isso, desde 2002 nos associamos à população paraense, perseguindo a meta, de longe traçada. Neste 23 de outubro, convictos do acerto, inauguramos nossa sede própria nesta encantadora Belém.